Organize o ambiente perfeito para estudar em casa

Organize o ambiente perfeito para estudar em casa

Estudar em casa já é complicado por si só, né? Tudo sempre parece um empecilho, qualquer tarefa parece mais interessante e tudo ao seu redor te diz para fazer qualquer outra coisa, menos estudar.

Sim, muitas vezes estudar em casa pode ser uma batalha interna, mas existem algumas melhorias que você pode fazer em seu ambiente de estudos para que o seu cérebro não tenha mais algumas das desculpas comuns que bloqueiam essa tarefa.

Criamos um guia com algumas dicas essenciais para organizar um ambiente perfeito para os seus estudos e que barre qualquer tipo de estratégia de procrastinação.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Confira nossas dicas e estude em casa com qualidade e sem contratempos:

Preste atenção na luz

O primeiro passo é escolher o melhor local para seus estudos em casa, o ideal é que neste canto não haja incidência de sol direto em sua mesa ou em você mas, por outro lado, o  local precisa ser iluminado, então nada de colocar cortinas blackout para cortar a luz. A dica aqui é que, se houver sol direto no canto de estudos, seja instalada uma cortina corta luz. Caso as paredes sejam claras e o local muito iluminado, vale também pensar em uma cor diferente para as paredes, principalmente se você tem sensibilidade com a claridade. O ambiente não pode estar muito claro e nem escuro, pois ambas as situações farão com que você force demais a visão para conseguir ler, o que pode, além de prejudicar seus estudos, também danificar sua visão e causar dores de cabeça ou desencadear enxaquecas.

Escolha um local tranquilo

Outra estratégia essencial para que seus estudos fluam é montar o seu cantinho de estudos no local mais tranquilo da casa. Se você mora com mais pessoas, evite locais da casa que são coletivos, como a sala, corredor ou locais perto da cozinha, pois optar por esses lugares pode sabotar seus estudos. Não esqueça de analisar a acústica do seu cantinho de estudos, ruídos tanto de fora da sua casa, quanto internos, podem causar distrações e atrapalhar muito os seus estudos.

 

 

Mantenha o ambiente limpo e organizado

Sabe a história da pessoa que foi estudar e de repente limpou a casa? Pois então, é mais comum do que parece. Nossa mente tende a criar estratégias para evitar fazer o que nos consome muita energia, então, absolutamente do nada, tarefas como organização ou limpeza se tornam muito interessantes. Você pode evitar isso criando hábitos e rotinas simples de organização do seu ambiente de estudos, como por exemplo: tenha um local para cada coisa, nada daquele acumulado de livros e papéis em cima da mesa e tudo jogado, cada coisa no seu quadrado! Além disso, todos os dias após os estudos você pode passar um paninho na mesa, livros, computador e tudo mais o que estiver por ali, dar uma varrida e deixar tudo já montado para continuar os estudos no próximo dia. Uma desculpa a menos para procrastinar no dia posterior!

Lembre-se da ergonomia

A ergonomia é um item essencial para que você estude em casa com saúde e qualidade de vida! Escolha uma mesa com a altura adequada para você e procure por uma cadeira que ofereça suporte para sua postura, que seja indicada para trabalho e estudos e que seja confortável. Além disso, também é indicado que a cada hora você faça uma pausa para uma caminhada e alguns alongamentos simples. Veja abaixo a postura indicada para o estudo em casa.

ergonomia-homeoffice

Não esqueça da decoração

Para que sua mente consiga se concentrar, seu corpo deve sentir-se à vontade com o ambiente, por isso, é muito importante que ele tenha a sua cara, que seja repleto de coisas que você gosta, que falem sobre quem você é e onde quer chegar, que conte para você sua história e te motive a fazer as tarefas diárias. Murais com imagens ou objetivos podem ser uma dica interessante para deixar visível em seu ambiente de estudos. Como falamos acima, cortinas corta-luz são essenciais para ambientes muito claros. Além disso, opte por cores que te tragam foco e te motivem, mas que sejam leves ao olhar. Evite cores muito vibrantes, luzes amarelas ou muito brilhosas e artigos de decoração muito chamativos. Ah, se puder, tenha próximo a você uma poltrona de descanso, para relaxar em suas pausas.

 

Se você está em busca de dicas para decorar seu cantinho de estudos, confira a nossa aba inspire-se e encontre as referências que procura para montar seu ambiente do seu jeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *