Fogão ou cooktop? Qual escolher?

Fogão ou cooktop? Qual escolher?

Se você está montando sua cozinha ou pensando em renovar os eletrodomésticos, com certeza você irá chegar em uma dúvida bem comum: afinal, é melhor optar por um fogão ou por um cooktop?

 

Podemos adiantar que os dois têm vantagens bem específicas e que podem contribuir bastante com o espaço disponível em seu cômodo. Porém, sabemos que a decisão pode envolver muitos fatores, não é? 

 

Por isso, preparamos um artigo para deixar um pouco mais fácil essa decisão. Vem com a gente que vamos te explicar tudinho!

Quais são as diferenças entre os dois eletros?

Obviamente, eles são bem diferentes e com isso possuem características super distintas. Porém, o propósito é basicamente o mesmo: cozinhar alimentos. Mas, vamos falar das principais diferenças entre os dois.

 

Se pensarmos em diversos processo de preparação dos alimentos, os fogões acabam sendo mais completos, afinal, eles possuem o forno, que é uma grande mão na roda para fazer os assados. É possível encontrar inúmeros modelos de fogões, desde modelos com 4 bocas, fogão 5 bocas e até mesmo os maiores que isso. 

 

Por outro lado, os cooktops são mais versáteis, já que podem ser elétricos ou a gás, podem ser bem compactos, de 2 bocas, por exemplo, ou modelos bem maiores. Mas se você ama alimentos assados, é melhor pensar em um forno à parte. 

 

Portanto, podemos dizer que a principal diferença entre os dois é o espaço que eles ocupam na cozinha e também algumas funcionalidades que se apresentam diferentes. Vamos agora detalhar cada um deles. 

Pensando no fogão

O fogão geralmente é a gás, mas mesmo assim é super prático e pode muito bem ser instalado tanto em uma cozinha planejada ou não. Apesar de ocupar um espaço bem específico, com um bom planejamento, tudo fica no seu devido lugar. 

 

É possível encontrar os mais diversos modelos, com tamanhos e cores diferentes, o que pode contribuir também com a decoração do seu ambiente. Apostar nos fogões com acendedor elétrico é sempre a melhor opção, então, quando planejar o local a ser instalado pense na fiação elétrica também, além da mangueira de gás. 

 

O forno que é encontrado nesses modelos é bem eficiente e pode ser utilizado para inúmeras receitas. Há também a possibilidade dos modelos autolimpantes, que são muito mais fáceis de mantê-lo limpo por dentro. 

 

Pensando no cooktop

Já o cooktop é excelente para quem quer economizar espaço e de quebra deixar a cozinha bem moderna. Ele é ótimo para ser embutido em balcões nos mais variados espaços, pois é bem versátil e prático de instalar. 

 

No caso dos cooktops é possível encontrar modelos elétricos, a gás e por indução. Sendo assim, a escolha deve ser levada em conta o quanto você quer investir neste eletrodoméstico. Sem dúvidas, ele deixa a cozinha mais elegante e sofisticada, e é também uma ótima opção para limpar com facilidade. 

 

Porém, lembre-se que a estrutura precisa ser segura para que comporte o cooktop sem preocupações futuras. 

Afinal, qual escolher?

Como vimos, as duas opções têm vantagens e desvantagens. A escolha deve se basear no espaço disponível na cozinha e também na utilidade que o móvel terá. Pense com que frequência você cozinha, para quantas pessoas e também no estilo do seu cômodo. Isso pode ser um bom indício para a melhor escolha. 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.