Fogão ou cooktop? Qual escolher?

Se você está montando sua cozinha ou pensando em renovar os eletrodomésticos, com certeza você irá chegar em uma dúvida bem comum: afinal, é melhor optar por um fogão ou por um cooktop?
Podemos adiantar que os dois têm vantagens bem específicas e que podem contribuir bastante com o espaço disponível em seu cômodo. Porém, sabemos que a decisão pode envolver muitos fatores, não é?
Por isso, preparamos um artigo para deixar um pouco mais fácil essa decisão. Vem com a gente que vamos te explicar tudinho!
Quais são as diferenças entre os dois eletros?
Obviamente, eles são bem diferentes e com isso possuem características super distintas. Porém, o propósito é basicamente o mesmo: cozinhar alimentos. Mas, vamos falar das principais diferenças entre os dois.
Se pensarmos em diversos processo de preparação dos alimentos, os fogões acabam sendo mais completos, afinal, eles possuem o forno, que é uma grande mão na roda para fazer os assados. É possível encontrar inúmeros modelos de fogões, desde modelos com 4 bocas, fogão 5 bocas e até mesmo os maiores que isso.
Por outro lado, os cooktops são mais versáteis, já que podem ser elétricos ou a gás, podem ser bem compactos, de 2 bocas, por exemplo, ou modelos bem maiores. Mas se você ama alimentos assados, é melhor pensar em um forno à parte.
Portanto, podemos dizer que a principal diferença entre os dois é o espaço que eles ocupam na cozinha e também algumas funcionalidades que se apresentam diferentes. Vamos agora detalhar cada um deles.
Pensando no fogão
O fogão geralmente é a gás, mas mesmo assim é super prático e pode muito bem ser instalado tanto em uma cozinha planejada ou não. Apesar de ocupar um espaço bem específico, com um bom planejamento, tudo fica no seu devido lugar.
É possível encontrar os mais diversos modelos, com tamanhos e cores diferentes, o que pode contribuir também com a decoração do seu ambiente. Apostar nos fogões com acendedor elétrico é sempre a melhor opção, então, quando planejar o local a ser instalado pense na fiação elétrica também, além da mangueira de gás.
O forno que é encontrado nesses modelos é bem eficiente e pode ser utilizado para inúmeras receitas. Há também a possibilidade dos modelos autolimpantes, que são muito mais fáceis de mantê-lo limpo por dentro.
Pensando no cooktop
Já o cooktop é excelente para quem quer economizar espaço e de quebra deixar a cozinha bem moderna. Ele é ótimo para ser embutido em balcões nos mais variados espaços, pois é bem versátil e prático de instalar.
No caso dos cooktops é possível encontrar modelos elétricos, a gás e por indução. Sendo assim, a escolha deve ser levada em conta o quanto você quer investir neste eletrodoméstico. Sem dúvidas, ele deixa a cozinha mais elegante e sofisticada, e é também uma ótima opção para limpar com facilidade.
Porém, lembre-se que a estrutura precisa ser segura para que comporte o cooktop sem preocupações futuras.
Afinal, qual escolher?
Como vimos, as duas opções têm vantagens e desvantagens. A escolha deve se basear no espaço disponível na cozinha e também na utilidade que o móvel terá. Pense com que frequência você cozinha, para quantas pessoas e também no estilo do seu cômodo. Isso pode ser um bom indício para a melhor escolha.