Como limpar as bocas do fogão

Como limpar as bocas do fogão

Manter o fogão limpo pode aumentar a vida útil e impedir a proliferação de bactérias. Limpar as bocas do fogão pode ser mais simples do que se pensa, afinal, é super comum alguns resíduos dos alimentos que estão sendo preparados caírem no eletrodoméstico, e do jeito certo é bem fácil de limpar tudinho. 

 

Sendo assim, a limpeza pode ser feita todos os dias ou em dias intercalados, porém é super importante mantê-lo bem limpo. Mas afinal, você sabe como limpar de forma correta as bocas do fogão?

 

Pensando nisso, preparamos um artigo recheado de informações para você deixar essa tarefa ainda mais simples e descomplicada. Confira!

O que você irá usar

Você pode optar por uma gama enorme de produtos específicos para a limpeza desse eletrodoméstico, mas também há outras formas de mantê-lo limpo com produtos que com certeza você tem na sua cozinha. 

 

Antes de começar a limpeza, observe o material em que são produzidas as bocas do fogão, geralmente são de inox, mas podem existir modelos de outros materiais. Com isso, você irá precisar de:

 

  • Um pano;
  • Esponja de limpeza, pode ser aquelas descartáveis de cozinha mesmo;
  • Vinagre;
  • Detergente;

 

Não é preciso de muito, né? Ainda você pode acrescentar bicarbonato para fazer uma misturinha com o vinagre e retirar as sujidades mais impregnadas. 

Hora da limpeza

Para começar a limpeza retire primeiro todo resíduo de alimento que possa estar grudado na boca do fogão. Depois disso, retire as peças do fogão e coloque-as dentro de um recipiente para que fiquem submersas na água. 

 

Misture o vinagre com a água, você pode utilizar cerca de 500 ml de vinagre para 1,5 litros de água. Ferva essa mistura e jogue-a nas peças, com a mistura ainda quente. Deixe de molho nessa mistura pelo menos até esfriar completamente. 

 

Você verá que a água irá mudar de cor, afinal as sujidades estão sendo retiradas das peças. Depois, pegue a esponja com o detergente e esfregue normalmente, ficará muito mais fácil de sair os resíduos impregnados, até mesmo a gordura que possa ter acumulado ali. Após isso, é só secar com um pano e deixar secar bem para colocá-las de volta no fogão. Simples, não é?

 

Agora, se as bocas do fogão estiverem com muito acúmulo de óleo, principalmente óleo queimado, então você pode apostar em produtos específicos para a limpeza. Ou deixar agir o bicarbonato com o vinagre em cada uma das bocas. 

Outras dicas de limpeza para o fogão

A gente sabe que não são só as bocas que ficam sujas após o uso, por isso, é importante também limpar o tampo de vidro e os acendedores para que eles funcionem corretamente. Nunca utilize produtos muito abrasivos, como água sanitária, cloro ou compostos de silicone, isso pode danificar as peças. Também evite usar esponja de aço, assim você não deixa as bocas marcadas. 

A grande dica é não deixar acumular alimentos e gorduras por muito tempo, além disso causar manchas no fogão, será muito mais difícil de limpar por completo. Então, sempre mantenha o fogão bem limpo. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.