Como funciona uma geladeira frost free

Como funciona uma geladeira frost free

Se existe um trabalho árduo na limpeza da cozinha, mas essencial, é descongelar o freezer. Apesar de parecer uma tarefa do passado para alguns, outros tem ela no cotidiano. O acúmulo de gelo no freezer impede a circulação de ar e não gela corretamente, além de grudar nos alimentos presentes no local. Isso ocorre em todos os equipamentos com degelo manual. 

Para facilitar, foram criados o cycle Defrost e o frost free. No cycle defrost o degelo é feito por poucas vezes, graças a rotatividade de ar favorável dentro do freezer. Já o frost free não demanda esse processo. Para o consumidor o que impede a aquisição de um refrigerador frost free é o valor, pois ele é muito maior que um exemplar de degelo manual. 

No caso do frost free, os benefícios são muitos e vale a pena o investimento, veja alguns deles:

 

  • Sem descongelamento – Não é preciso perder tempo deixando o gelo derreter para ter o desempenho de volta;
  • Limpeza rápida – A limpeza é feita com rapidez e um pano úmido, onde basta retirar os itens presentes no congelador e higienizar, sem esperar ou repetir o processo por muitas vezes;
  • Alimentos soltos – Diferente dos demais modelos que criam gelo entre os congelados, o frost free os deixa soltos e fáceis de tirar;
  • Facilidade de visualização – Não existe gelo que impeça a visualização das carnes, marmitas e outros congelados, assim é simples verificar o que está no local e usar antes que passe da validade;
  • Mais espaço   – Por mais que a capacidade seja a mesma em um freezer manual ou frost free, somente a ausência do gelo gera mais espaço interno. 

 

Agora que conhece um poucos sobre as facilidades de um refrigerador frost free, entenda como ocorre seu funcionamento:

Funcionamento do refrigerador frost free

A significado de frost free é “livre de congelamento”, ele é um sistema inteligente eletrônico. A circulação de ar impede o surgimento das partículas de gelo, assim congela sem o transtorno das pedras e do descongelamento periódico. 

 

O congelador frost free é ativado por um temporizador que envia ar quente nas paredes internas, às deixando livres de qualquer formação de cristais. É o mais moderno até o momento e está presente na maior parte das geladeiras vendidas, mesmo com seu preço alto.

O modelo faz o congelamento de modo uniforme e rápido, pela circulação de ar interna. Como qualquer refrigerador, é preciso respeitar a quantidade máxima e não obstruir as passagens de ar com alimentos, assim garante a eficiência e o menor gasto de energia.

Em comparação com o cycle defrost e o manual, o refrigerador frost free utiliza mais energia elétrica, mas também oferece muito mais conforto e comodidade, logo estão em equilíbrio. O mais importante é se atentar ao selo Procel presente no equipamento e dar preferência pela letra A, que indica pouco consumo, para não ter um produto com gasto elevado que executa a mesma função de um econômico.

Agora, é só determinar se a tecnologia é essencial para você e escolher uma boa marca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.